Doenças do Sono
Roncopatia, Apneia do sono, Insónia, Narcolepsia, Sídroma das pernas inquietas são algumas das doenças
do sono. Existe tratamento!!

No caso de profissionais, como motoristas ou outros, em que a atenção e os reflexos são vitais, estes deveriam ser submetidos a testes de despiste de apneia de sono.
Roncopatia
Ressonar ou roncopatia é o barulho mais ou menos intenso que homem ou mulher fazem durante o sono.

Deve ser considerado como um sinal de alarme; quando presente, obriga a que se despistem doenças que podem ser a causa ou coincidam com esta situação. Poderão ser doenças do sono ou não.

Fragmentação do Sono
A fragmentação do sono é uma perturbação do sono na qual o indivíduo faz despertares ou microdespertares durante o tempo de sono, não implicando obrigatoriamente que o indivíduo se lembre no dia seguinte dos mesmos, pois pode não ter havido tempo para a memorização.

Apneia do Sono
A apneia é a paragem respiratória durante o sono. Pode ser por obstrução - Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) ou por problemas no Sistema Nervoso Central - Apneia central

É uma situação não rara - afecta 2,5 a 5% da população em geral – usualmente associada à Roncopatia. O problema reside fundamentalmente na diminuição da área de passagem do ar na via aérea superior, acarretando uma diminuição, ou mesmo paragem, da respiração.
É uma patologia potencialmente grave, considerando que existe, neste grupo de pacientes , um risco acrescido de enfartes, tromboses, hipertensão, arritmias cardíacas, entre outros problemas.
O facto de ocorrer durante o sono e porque muitas das consequências, abaixo mencionadas poderem também ser atribuídas a outras causas, mais conhecidas, faz com que muitas vezes nem se relacionem as patologias.
A mortalidade por complicações vasculares, acidentes de viação e de trabalho é 7 vezes mais elevada nos indivíduos com esta patologia.

Insónia
A insónia é um sintoma, não uma doença.
35% da população já sofreu de algum tipo de insónia.
17% refere a insónia como um sintoma muito grave.
25% a 47% relacionadas com problemas psíquicos ou doenças médicas.

O paciente com insónia pode queixar-se de:
Ter dificuldade em adormecer;
Acordar durante a noite e não voltar a dormir ou fazê-lo com dificuldade;
Acordar muito cedo;
Acordar com sensação que dormiu mal.

Mecanismo da insónia:
Pensa-se que temos dois mecanismos, um que nos mantém acordados (sistema reticular); outro que induz o sono (relacionado com vários núcleos centrais). A predominância de um dos sistemas pode levar à perda de sono.

Síndroma Fase Retardada
O Síndrome Fase Retardada diz respeito a uma perturbação do Relógio Biológico, sendo o principal sintoma adormecer muito tarde.

Sinais e sintomas:
Adormecimento tardio - insónia inicial;
Grande dificuldade em acordar pela manhã;
Sonolência e confusão matinal;
Despertar após o almoço;
Dormir até muito tarde nos fins de semana;
Situação semelhante a quem viaja para Este (jet lag).

Narcolepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono. É um tipo de dissonia.

O sintoma mais expressivo é a "preguiça" e sonolência diurna excessiva, que deixa o paciente em perigo durante a realização de tarefas comuns, como conduzir, operar certos tipos de máquinas e outras acções que exigem concentração. Isso faz com que a pessoa passe a apresentar dificuldades no trabalho, na escola e, até mesmo, em casa.

Na maioria dos casos, o problema é seguido de incompreensão familiar, de amigos e patrões. A sonolência, geralmente, é confundida com uma situação normal, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico. É comum portadores da narcolepsia passarem a vida inteira sem se darem conta que o seu quadro é motivado por uma doença, sendo tachados por todo esse tempo de preguiçosos e dorminhocos. No entanto, se o narcoléptico procurar ajuda especializada, vai descobrir que é vítima de um mal crónico, cujo tratamento é feito por meio de estimulantes e que se pode prolongar por toda a vida.

Síndrome das Pernas Inquietas
A síndrome das pernas irrequietas é um distúrbio neurológico do sono.
A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do sono em que a pessoa tem a sensação desagradável nas pernas antes de dormir, como se estivesse com as pernas com queimação ou com dores. Quando movimenta as pernas há um alívio desta sensação ruim. Muitas vezes a pessoa passa a ficar muito tempo - até muitas horas - movimentando as pernas para aliviar e com isto prejudica o sono.

A síndrome das pernas inquietas é uma doença neurológica que ocorre mais em pessoas gravidas, pessoas acima dos 50 anos e principalmente idosos.
Pesquisas recentes mostram que na síndrome das pernas inquietas existe uma alteração no funcionamento dos neurônios que usam a dopamina como neurotransmissor.
É uma doença neurológica de longa duração e o tratamento é também crónico.

Av. Boavista nº117
4º andar